sábado, 14 de fevereiro de 2009

Imitar para aprender

Por Débora Mamber

Muito antes de pronunciar as primeiras sílabas, o bebê já se comunica com o mundo à sua volta. Ainda no berçário, de repente ele vê alguém mostrando a língua e naturalmente coloca a própria língua para fora.
Em outras palavras, ele está atento ao que acontece a seu redor e já começou a exercitar a melhor estratégia de aprendizado: a imitação.
No início da vida, apenas um olhar mais demorado ou a intensidade no ato de sugar o peito dão pistas de que a criança reage ao que vê, ouve e sente.
A todo momento, ela usa os recursos de que dispõe para pedir algo e demonstrar conforto ou desagrado.
Observe como ela se antecipa no berço para ser pega, como muda de expressão ao ouvir o som de um chocalho, sua expectativa quando você esconde o rosto com as mãos ou, mais tarde, como ela joga a bola e espera sua volta.
"Dessa forma entendemos que a comunicação está se processando", diz a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo.
Aos poucos, esses comportamentos serão associados a sons, elaborando as bases para a estruturação da linguagem.

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